Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Município de Fortaleza é condenado a indenizar advogado que recebeu cobrança indevida de IPTU

há 10 anos

O Município de Fortaleza foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização para o advogado C.P.M. que teve cobrança indevida de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A decisão é do juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, auxiliando a 8ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua.

Segundo os autos (nº 0121307-27.2010.8.06.0001), em 1977, o advogado vendeu um imóvel, localizado no bairro Aldeota, para uma imobiliária. Um ano depois, o prédio foi demolido para construção de salas comerciais. Contudo, depois da venda, o Município ajuizou ação de execução fiscal contra o ex-proprietário cobrando IPTU referente aos anos de 1990 a 1995.

Além da cobrança ilegal, em agosto de 2007, ele recebeu a visita de oficial de Justiça, informando que o automóvel dele havia sido penhorado para o pagamento da dívida. O advogado, no entanto, conseguiu comprovar que o imóvel não lhe pertencia mais. Em razão disso, o Município solicitou a extinção do processo.

Em seguida, C.P.M. ajuizou ação na Justiça requerendo reparação moral. Alegou ter sofrido constrangimentos e abalo moral. Na contestação, o ente público afirmou que a cobrança foi culpa do ex-proprietário, por não ter levado à Secretaria de Finanças a mudança de titularidade do imóvel. Em função disso, sustentou que não existe razão para indenizar.

Ao analisar o caso, o juiz entendeu que a causa da cobrança foi erro da Administração Pública. “A execução fiscal não se originou por culpa do requerente [C.P.M.], mas por falha cadastral do requerido, expressamente reconhecido pelo assessor jurídico da Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza. Nesse contexto, o processo de execução foi instaurado de forma equivocada, por responsabilidade exclusiva do demandado [ente público].”

Fonte: www.tjce.jus.br

Gastão de Matos Jr.

www.twitter.com/almeidaematos

https://www.facebook.com/gastaomatos

gastaomatos.blogspot.com

http://br.linkedin.com/in/gastaomatos

gastaomatos@gmailcom

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações29
  • Seguidores76
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações318
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-de-fortaleza-e-condenado-a-indenizar-advogado-que-recebeu-cobranca-indevida-de-iptu/112032980

Informações relacionadas

Henrique Scremin, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de Indenização por Danos Morais e Repetição de Indébito com Pedido de Liminar

Luciane de Freitas Silva, Advogado
Notíciashá 5 anos

Cobrança indevida, devolução em dobro

Petição Inicial - TRF2 - Ação de Obrigação de Fazer c/c Danos Morais e Materiais com Repetição do Indébito com Pedido de Tutela Antecipada - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Concessionaria do Sistema Rodoviario Rio - Sao Paulo

Sei Waiser Advogados, Advogado
Notíciashá 5 anos

Cobrança Indevida

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçahá 2 anos

Petição - TJCE - Ação Violação dos Princípios Administrativos - Procedimento Comum Cível - de Ministério Público do Estado do Ceará

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)